domingo, 11 de outubro de 2009

primeiro

Já escrevi e apaguei esse post trinta vezes, porque me faltam palavras pra dizer tantas coisas - algo estranho de se acontecer comigo - que são engasgadas, sentidas, vividas aqui. Essa semana foi a semana dos primeiros : primeira semana sem choro, primeira aula de italiano, primeiro ônibus, primeira aula em outras classes, primeiro mês fora do Brasil, foi com certeza uma semana muito boa, em que meu sentimento em 98% dos momentos era de felicidade.
Como na minha classe tem certas materias que eu não posso fazer - economia, direito.. - eu comecei a trocar por outras classes, pra fazer mais matemática, biologia, quimica, fisica, mais inglês, mais italiano, então foi uma novidade. Em uma das classes, era aula de inglês com a professora que é voluntária da AFS e a aula foi dedicada a mim, ao Brasil. Todos tinham que fazer perguntas - mas em inglês - sobre o que queriam saber de mim. As perguntas dos meninos eram as mais engraçadas : tem msn? tem facebook? tem namorado? na última resposta, todos os meninos me olharam apreenssiva e eu : ah, mais ou menos, e na hora todos fizeram um 'ahhhhh' e um deles até saiu da sala, foi engraçado e depois teve o ritual de pegar o ipod pra mostrar fotos de todo mundo. Engraçado que a pergunta mais escrota que eu sempre escuto é : vocês falam o que no Brasil? inglês ou brasiliano? E eu cansei de responder essa pergunta e cansei desse povo sem cultura. A aula de italiano foi muito legal, era com outras 3 intercâmbistas que eu já conhecia e depois fomos pra Taormina, tiramos umas fotos, tomamos um gelatto.. Sexta teve mais greve- eu amo minha escola!! tem greve toda semana - e eu dormi até mais tarde. Depois saí com a americana e nós andamos mais de 1hora pra chegar num restaurante que eu queria levar ela.. mas devo confessar que eu escolhi esse lugar só porque tem uma loja de doces incriveis do lado que eu tô completamente viciada. Sim, eu engordei. Mas eu não tô preocupada, todo dia eu tô correndo e todo mundo me diz que eu tô melhor assim - vamos confessar né gente? 46kg pra 1,58 é muito pouco. Depois saí com meu irmão, ele disse que sexta era o dia de irmãos - só pq a namorada dele tinha saído com a mãe - mas eu gostei, eu adoro o meu irmão! Nós fomos comprar as coisas pra ir na Campagna da nonna no sabado. Ele não sabe comprar nada, eu tive que escolher tudo, mas foi divertido. No outro dia eu matei aula de novo, e fui num mercado, muito parecido com a feira Hippie, mas vendiam coisas de marca mais baratas (?). Depois meu irmão me buscou e nós fomos pra Campagna. Um lugar super fofo, tipo uma fazenda, com plantação de uva, limão, tudo aquilo bem Italiano e foi ótimo tirando o fato de que tinha muitos pernilongos e eu estou toda picada. Fizemos carne, salada, guerra de limão. Mais a noite nós saímos pra um bar em Taormina e depois pra um bar em outra cidade que eu não lembro o nome. Enfim, hoje é domingo, estou indo correr daqui a pouco, só estou fazendo a digestão e aproveitando pra atualizar aqui, depois vou estudar matemática e acho que saio mais tarde. Essa semana pra mim agora é muito apertada, porque começam as provas, eu vou viajar por 4 dias pra ensinar gringos a sambar - tirando o fato que eu não sei sambar direito e tô tomando umas lições no youtube - .
Boom, segunda (amanhã) faz 1 mês que eu estou na minha cidade. O que não parece nem de longe ser isso tudo e que ao mesmo tempo parece muito pouco tempo pra tudo que eu já vivi e já aprendi. Sério, sem clichê, foi muita lição, como diz meu pai "muita porrada na cara" . Sair do conforto de casa, do colo dos pais, da ajuda dos amigos, é mais dificil do que parece, é muito mais. E a gente vai aprendendo a ser mais sozinha, depender mais da gente pras coisas e principalmente dar muito mais valor pra você mesma. Aqui a gente poe em prática aqueles valores que os pais ensinaram pra gente e que nós sempre ouvimos que iam valer de verdade no dia que a gente saísse de perto deles. Porque é muito fácil obedecer certas regras, agir de certas maneiras com alguém na nossa cola pra olhar, mas o díficil é continuar mantendo isso tudo quando você é absolutamene livre, toma conta de você mesma sem ninguém pra dar satisfações. De certa forma, eu tive um pouco de sorte.. primeiro pela educação dos meus pais e segundo porque aqui, eu estou vendo como isso foi importante e como eu aprendi direito (ahahhaha) porque a Maria (mamma) é uma mãe muito liberal, sem horário pra voltar pra casa, sem dar muitas satisfações, completamente o contrário do Brasil - confesso até que sinto um pouco de falta de ter que ligar pra avisar que tava indo na esquina -. Mas enfim, a gente vai crescendo né...
Então meus queridos, fiquem com Deus, eu estou bem, feliz, realizada. Estou amando cada segundo, até aqueles dificeis, com choro e saudade. Ahé, eu estou com muita saudade! Muita de verdade de todos vocês, das coisas mais estúpidas, das coisas mais importantes. EU AMO VOCÊS!

Um beijão

Um comentário:

  1. que sorte a sua ai! aqui um dia q eu falei q ia sair mas nao falei q era no cinema minha mae ja fez o discurso q aqui nao era o hotel e q se falava tudo q se fazia...

    ResponderExcluir